PMI de serviços da Alemanha atinge maior nível em seis meses, indicando expansão de atividade, aponta pesquisa da S&P Global.

O setor de serviços na Alemanha apresentou um desempenho positivo em março, de acordo com o índice de gerentes de compras (PMI) divulgado nesta quinta-feira, 4, pela S&P Global em parceria com o Hamburg Commercial Bank. O índice de serviços subiu de 48,3 em fevereiro para 50,1 em março, alcançando o maior nível em seis meses e ultrapassando a marca de 50 que indica expansão de atividade.

Esses resultados foram melhores do que as expectativas preliminares e as projeções dos analistas consultados pela FactSet, que estimavam o índice em 49,8. No entanto, o PMI composto alemão, que engloba serviços e indústria, ainda não atingiu o nível de expansão, avançando de 46,3 para 47,7 em março. Apesar disso, esse foi o maior patamar em quatro meses e houve uma revisão para cima do dado originalmente divulgado, de 47,4.

A melhora nos indicadores do setor de serviços na Alemanha é um sinal positivo para a economia do país, que tem enfrentado desafios devido à pandemia de Covid-19. A retomada gradual das atividades econômicas e o avanço da vacinação podem contribuir para uma recuperação mais robusta nos próximos meses.

Os dados econômicos divulgados hoje reforçam a importância de monitorar de perto os indicadores de atividade e sentimento do mercado para entender a dinâmica da recuperação econômica pós-crise. A expectativa é que, com a continuidade dos avanços na vacinação e o controle da pandemia, a economia alemã e global possam se recuperar e retomar o crescimento nos próximos trimestres.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo