Agrishow 2024 terá abertura sem público pela primeira vez em 30 anos, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo

A 30ª edição da Agrishow, a principal feira agrícola do Brasil, terá uma mudança significativa em relação às edições anteriores. Pela primeira vez em 30 anos, o evento será aberto sem a presença do público em geral. A solenidade de abertura, que acontecerá em 28 de abril, será exclusiva para expositores, autoridades e imprensa, não contando com a presença dos visitantes habituais.

Essa decisão vem após um episódio polêmico ocorrido anteriormente, envolvendo o ex-ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e o presidente Jair Bolsonaro. No ano passado, Fávaro afirmou ter sido desconvidado da Agrishow devido à presença de Bolsonaro no evento. Na ocasião, a abertura da feira foi cancelada após um comunicado da Secretaria de Comunicação da Presidência.

A organização da Agrishow negou que a mudança na programação para 2024 tenha relação com o incidente do ano anterior. De acordo com os organizadores, a decisão de antecipar a abertura foi tomada devido ao potencial de benefícios para todos os envolvidos, realizando a solenidade fora do horário normal da feira.

O evento deste ano contará com a presença do presidente Bolsonaro, que, no ano passado, foi recebido entre aplausos e protestos. O ex-presidente Lula também marcou presença na feira, sendo recebido com gritos de “Lula ladrão”. A presença de autoridades políticas em um ambiente voltado para negócios tem sido motivo de controvérsia.

A polêmica em torno da presença de lideranças políticas em eventos como a Agrishow levanta questões sobre a natureza do apoio público a essas feiras. A opinião do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta, destaca a importância de manter eventos comerciais e de negócios apartidários.

A Agrishow continua sendo um dos principais eventos do agronegócio no Brasil, proporcionando oportunidades de negócios e debate sobre questões importantes para o setor. A edição deste ano promete ser mais uma vez um sucesso, mesmo com as mudanças em relação à presença do público na abertura.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo