Dividindo sua pesquisa em dois momentos, a pesquisadora fez uma análise teórica e documental para interpretar o documento curricular da rede municipal da cidade. Em seguida, realizou entrevistas com dez professores de Educação Física, analisando suas respostas com o auxílio do software Iramuteq. O objetivo era identificar as aproximações e distanciamentos entre os documentos oficiais e os discursos dos docentes.
Rebecca observou que o documento curricular de Santo André, homologado em 2019, seguiu as diretrizes da BNCC. No entanto, os desafios surgem na hora da implementação, uma vez que os professores possuem formações e concepções diversas. Alguns relataram dificuldades em interpretar os documentos, lidar com as novas terminologias e estabelecer conexões entre a prática e o currículo proposto.
A pesquisa também revelou que a implementação da BNCC na rede municipal de Santo André enfrentará desafios, pois há grupos de professores que mantêm práticas anteriores, outros que incorporam elementos da Base e ainda um terceiro grupo que demonstra resistência às mudanças. Com base nos resultados obtidos, Rebecca organizou uma diretriz formativa para subsidiar a prática pedagógica dos professores, visando suprir as lacunas percebidas durante a pesquisa.
O orientador da pesquisa, Prof. Dr. Ivo Ribeiro de Sá, ressaltou a importância do trabalho de Rebecca para o contexto educacional atual, destacando que a forma como os professores interpretam a BNCC impacta diretamente no desenvolvimento dos estudantes. A dissertação de mestrado está disponível para acesso no site da USCS, contribuindo assim para o debate e a reflexão sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular no ensino municipal de Santo André.