Repórter São Paulo – SP – Brasil

Semana de Conscientização sobre o Autismo em Mauá reforça importância da inclusão e acolhimento

Na cidade de Mauá, no estado de São Paulo, teve início a Semana de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), marco inicial das atividades do Abril Azul. Essa iniciativa, que é respaldada pela Organização das Nações Unidas (ONU), visa ressaltar a importância da inclusão e chamar a atenção para um tema que afeta aproximadamente 70 milhões de pessoas em todo o mundo. No último dia 2 de abril, celebrado como o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, uma palestra destinada aos servidores municipais foi realizada na Prefeitura de Mauá, ministrada por técnicos do Instituto Multinclusão e do Coletivo TEAção, que são entidades parceiras da Prefeitura.

As atividades programadas para essa Semana buscam atingir todos os setores da administração municipal e o público em geral, com o intuito de promover um atendimento inclusivo à população e garantir o acolhimento adequado às pessoas com TEA que fazem parte do quadro de servidores municipais. Mauá tem se destacado nesse sentido, proporcionando um atendimento integral às pessoas com TEA por meio da Carteirinha de Identificação do Autista, que já foi emitida para 734 indivíduos, estando em processo de emissão outras 94 carteirinhas. Com esse documento, as pessoas com TEA têm acesso prioritário aos serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Outro benefício oferecido em Mauá é a tarifa gratuita no transporte coletivo municipal para pessoas com Transtorno do Espectro Autista, por meio do Cartão SIM Especial, conforme previsto na legislação. Na rede municipal de Educação, os professores recebem formação contínua para atender alunos com espectro autista e com outras deficiências. Os alunos também participam de atividades voltadas para questões alimentares e interações sociais.

A programação da Semana da Pessoa com TEA inclui diversas palestras, que abordarão temas como o mundo do trabalho, a educação inclusiva e o atendimento acolhedor. Além disso, ao decorrer do mês de abril, as 23 Unidades Básicas de Saúde terão decoração especial relacionada ao tema do autismo e realizarão atividades informativas. O CER (Centro Especializado em Reabilitação) promoverá capacitações para os servidores e palestras para os pais e familiares das crianças assistidas pela equipe multidisciplinar do espaço.

Dessa forma, Mauá assume um papel de destaque no que diz respeito à inclusão e ao acolhimento das pessoas com TEA, demonstrando um comprometimento real com a promoção de uma sociedade mais justa e igualitária para todos os seus cidadãos.

Sair da versão mobile