SÃO PAULO – “Aplicativo Conviva: Nova Ferramenta da Seduc-SP Para Registro de Ocorrências e Melhoria da Convivência Escolar”

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) inovou recentemente ao lançar o Aplicativo Conviva, uma versão aprimorada da Plataforma Conviva (Placon). Esse aplicativo, que já estava em fase de teste em algumas escolas, tem como principal finalidade o registro de ocorrências no ambiente escolar, como agressão, bullying, racismo, porte de arma de fogo, dano ao patrimônio, tentativa contra a vida e questões disciplinares, integrando o Conviva (Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar).

Com novas funcionalidades, o Aplicativo Conviva permite um acompanhamento mais eficaz dos episódios de violência, agilizando a sistematização dos dados pelas Diretorias Regionais de Ensino e pela própria Seduc-SP. Além disso, o sistema categoriza até oito tipos de ocorrências, que são registradas e acessíveis a um grupo capacitado de profissionais, como o professor orientador de convivência, professor especialista em currículo, diretor e vice-diretor.

Uma característica importante do aplicativo é a possibilidade de registrar detalhadamente os casos, incluindo informações sobre os envolvidos, agressores, vítimas, gravidade de cada episódio, entre outros dados relevantes. O sistema também oferece a função de consulta do histórico de ocorrências, bem como o acompanhamento dos encaminhamentos adotados em cada situação.

Além do Aplicativo Conviva, o programa Conviva SP implementou outras ações em 2023, como a contratação de 550 psicólogos para atuar nas escolas e regionais, a fim de melhorar o ambiente escolar e promover o bem-estar dos estudantes. Também foram contratados 1.000 vigilantes para reforçar a segurança nas escolas da capital paulista, região metropolitana, interior e litoral.

A segunda edição do Protocolo Conviva 179, publicada no final do segundo semestre de 2023, orienta as unidades e diretorias sobre os procedimentos de proteção e segurança a serem adotados em situações que possam surgir no ambiente escolar, em colaboração com a Polícia Militar e representantes das diretorias de ensino. Essas medidas visam proporcionar um ambiente escolar mais seguro e tranquilo para toda a comunidade educacional.

O lançamento do Aplicativo Conviva e as demais ações do programa demonstram o compromisso da Seduc-SP em promover a segurança e o bem-estar dos estudantes, garantindo um ambiente propício para o aprendizado e o desenvolvimento saudável dos alunos. Com ferramentas inovadoras e iniciativas consistentes, o governo de São Paulo busca fortalecer a educação e a proteção nas escolas, refletindo o cuidado e a dedicação com a comunidade escolar.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo