Indústria e inflação afetam bolsas de Nova York, reduzindo expectativas de cortes de juros nos EUA e causando movimentos mistos.

As bolsas de Nova York fecharam de forma mista nesta segunda-feira, refletindo a cautela dos investidores em relação aos cortes de juros nos Estados Unidos. Os dados de indústria e inflação divulgados no dia contribuíram para reduzir a convicção do mercado quanto à magnitude desses cortes, após sinalizações prudentes do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell.

O índice Dow Jones encerrou o dia em queda de 0,60%, atingindo 39.566,85 pontos, enquanto o S&P 500 caiu 0,20%, chegando a 5.243,77 pontos. Por outro lado, o Nasdaq teve um leve avanço de 0,11%, alcançando 16.396,83 pontos.

Uma série de fatores foi monitorada pelos investidores desde a última sexta-feira, quando a bolsa de Nova York esteve fechada devido a um feriado. O índice de preços de gastos com consumo (PCE) apresentou uma aceleração anual de 2,5% em fevereiro, trazendo preocupações em relação à inflação.

Adicionalmente, Powell destacou a necessidade de maior confiança em relação ao cenário inflacionário antes de iniciar um ciclo de relaxamento monetário. Nesta segunda-feira, o Instituto para Gestão da Oferta (ISM) reportou um surpreendente avanço no índice de gerente de compras (PMI) industrial, indicando uma recuperação desse setor.

Diante desse contexto, a curva futura reduziu as expectativas de que o Fed inicie os cortes de juros em junho. A ferramenta de monitoramento do CME Group apontou uma probabilidade menor de redução naquele mês, comparado com os dados da última quinta-feira.

Na sessão de hoje, algumas ações se destacaram, como a da Tesla, que recuou 0,32% após um aumento nos preços de alguns modelos. Já a AT&T teve uma queda de 0,40% devido a um vazamento de dados de clientes na internet. A Trump Media despencou 21,40% após divulgar um prejuízo bilionário em 2023.

Por outro lado, a Micron Technology subiu 5,44% após previsões otimistas de um analista do Bank of America Securities sobre a demanda por chips de inteligência artificial. Empresas como AMD e Qualcomm também registraram valorizações, enquanto a Nvidia teve um aumento mais modesto.

Destaque também para a 3M, que teve um avanço de 6,02% devido a um acordo judicial para encerrar um antigo litígio envolvendo a contaminação por produtos químicos. Esse movimento no mercado de ações refletiu a cautela e as perspectivas dos investidores em relação ao cenário econômico e político dos Estados Unidos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo