CAS pauta projeto que criminaliza infrações sanitárias em situações de emergência durante epidemias e cria Dia Nacional da Dermatite Atópica.

Nesta quarta-feira (3), a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal pautou como o primeiro item de discussão o projeto de lei (PL 1.122/2021) de autoria do presidente da casa, Rodrigo Pacheco. O projeto tem como objetivo criminalizar a infração de medida sanitária preventiva durante estado de calamidade pública ou situação de emergência em razão de epidemia. O parecer favorável do senador Alessandro Vieira (MDB-SE) destaca que quem descumprir tais medidas determinadas por municípios, estados ou pela União poderá responder criminalmente, com penas que variam de seis meses a três anos de reclusão.

Além disso, o texto recebeu uma emenda do senador Fabiano Contarato (PT-ES), que propõe o aumento da pena em um terço caso o crime seja cometido por agentes da saúde pública, como médicos, farmacêuticos, dentistas ou enfermeiros. Caso o projeto seja aprovado na CAS, seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em caráter terminativo, ou seja, se aprovado e não houver recurso para votação no Plenário, o texto tramitará diretamente para a Câmara dos Deputados.

Outro tema em destaque na pauta da reunião da CAS é o projeto de lei (PL 1.262/2022) que propõe a criação do Dia Nacional da Conscientização sobre a Dermatite Atópica, a ser comemorado anualmente em 23 de setembro. O relatório do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) destaca a importância de conscientizar a população sobre essa condição dermatológica crônica e suas repercussões na vida dos pacientes e de seus familiares.

Ainda na pauta, está o projeto de lei (PL 3.775/2023) que institui o Dia Nacional de Conscientização sobre as Doenças Reumáticas, a ser celebrado em 15 de setembro. O relator, senador Otto Alencar (PSD-BA), ressalta a importância de compreender os sintomas, diagnóstico e opções de tratamento para melhorar a qualidade de vida dos afetados por essas enfermidades.

Por fim, na próxima reunião, também poderá ser votado o projeto de lei da Câmara dos Deputados que trata das campanhas permanentes sobre os riscos da automedicação (PL 1.108/2021), sob relatoria da senadora Damares Alves (Republicanos-DF). Além disso, o senador Humberto Costa (PT-PE) solicitou a realização de uma audiência pública para celebrar o Dia Mundial da Saúde, em 7 de abril.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo