Vagão ferroviário dos Estados Unidos é restaurado no interior de São Paulo em parceria entre associações de preservação ferroviária

Um antigo vagão ferroviário, fabricado nos Estados Unidos, passou por um processo de restauração no interior de São Paulo, graças à colaboração de duas associações de preservação. O vagão, utilizado pela Estrada de Ferro Sorocabana e fabricado pela companhia Pressed Steel, de Pittsburgh, foi recuperado nas oficinas da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) em Campinas.

O diretor da ABPF, Helio Gazetta Filho, destacou que a pesquisa para descobrir o número original do vagão e o desenvolvimento dos diagramas para confecção dos adesivos foram realizados pelo jornalista Eric Mantuan, presidente do Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária. Após o processo de restauração, o vagão foi apresentado restaurado, com sua identificação visual refeita, conforme quando chegou à Sorocabana.

A Pressed Steel foi uma importante companhia norte-americana de vagões ferroviários, ativa até 1956. Com a recuperação das fichas dos carros de passageiros e vagões encontradas nas oficinas de Sorocaba, foi possível restaurar o vagão norte-americano e mantê-lo com suas características originais.

O vagão, preparado pela ABPF para rodar entre Campinas e Jaguariúna, faz parte de um acervo que poderá compor o futuro museu ferroviário da associação. A rota entre as duas cidades fazia parte da linha original da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, importante empresa que posteriormente deu origem à Fepasa.

Mesmo sendo restaurado para rodar entre as cidades, a intenção é que o vagão seja utilizado apenas em ocasiões especiais, preservando assim a história e o valor histórico desse importante meio de transporte. A restauração do vagão é mais um passo na preservação da memória ferroviária no Brasil e no resgate de um importante pedaço da história do transporte ferroviário no país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo