Alunos de Santo André participam do 2º Desafio de Robótica da cidade, promovendo aprendizado e inovação na rede municipal

As aulas de robótica na rede municipal de ensino de Santo André têm se destacado não apenas por proporcionar aprendizados aos alunos, mas também por oferecer a oportunidade de participar do 2º Desafio de Robótica da cidade. As eliminatórias desse desafio foram finalizadas na última quarta-feira (27/03), seguindo para o desafio final no dia seguinte, que consagrou uma equipe vencedora em cada período.

Mais de 10 mil alunos da rede municipal já estão inseridos nas aulas de robótica, que têm como propósito não apenas introduzir os estudantes no universo da programação, mas também desenvolver habilidades essenciais como o trabalho em equipe e a socialização. O secretário da Educação, Almir Cicote, ressaltou a importância desse programa e o compromisso de ampliá-lo para mais alunos no futuro, buscando sempre oferecer uma educação de qualidade.

O 2º Desafio de Robótica contou com a participação de 16 escolas e centenas de alunos, que tinham o desafio de montar um robô de cabo de guerra com sistema de engrenagem funcional. A competição ocorreu na Emeief Cidade Takasaki, com muita animação e aprendizado por parte dos participantes.

As disputas consistiam em montar protótipos capazes de trazer o adversário para o seu campo, vencendo aquele com mais força. As equipes se enfrentavam em duelos, e os projetos vencedores avançavam para a próxima etapa. Todo o processo de programação era feito através do aplicativo WeDo 2.0, da Lego Education.

O programa de robótica educacional em Santo André visa preparar os estudantes para um futuro cada vez mais tecnológico e desafiador, alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A iniciativa busca desenvolver habilidades valiosas para o desenvolvimento humano e tecnológico dos alunos, tornando o aprendizado mais atrativo e significativo através da interdisciplinaridade.

Com as aulas de robótica, os estudantes têm a oportunidade não só de aplicar conhecimentos teóricos de diversas matérias, mas também de vivenciar na prática a tecnologia e a interação em equipe, elementos essenciais para sua formação integral.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo