SÃO PAULO – Aeroporto de Congonhas receberá investimento de R$ 2 bilhões para ampliação e melhorias, impactando positivamente no turismo paulista

O Governo do Estado de São Paulo anunciou um investimento de R$ 2 bilhões para a ampliação e melhorias do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O projeto conta com um novo terminal de passageiros e diversas melhorias na infraestrutura do local, com o objetivo de impulsionar o turismo no estado.

A Aena, empresa responsável pela administração de Congonhas e de outros aeroportos no Brasil, apresentou o plano de remodelação do aeroporto ao governador Tarcísio de Freitas e demais autoridades. Entre as melhorias previstas estão maior acessibilidade, novas pontes de embarque, áreas mais amplas no embarque, saguão e check-in, nova saída rápida na pista, requalificação de pistas e pátios, melhorias no acesso viário, entre outros.

O Secretário de Turismo e Viagens do Estado, Roberto de Lucena, destacou a importância dessas obras para o setor, prevendo um impacto positivo no crescimento do fluxo turístico. Atualmente, Congonhas é o segundo aeroporto mais movimentado do país, com 22 milhões de passageiros, e as melhorias planejadas visam aumentar esse número para 29 milhões.

Embora a entrega completa das obras esteja prevista para 2028, os passageiros já poderão observar melhorias significativas a partir de 2024. Ainda neste ano, estão previstas entregas como a fachada do aeroporto, a reforma dos banheiros, ampliação das salas de embarque e das vias de acesso.

O Aeroporto de Congonhas é considerado a ponte aérea mais movimentada em assentos na América Latina, com 230 mil operações de voo. Além disso, é o terceiro aeroporto doméstico mais conectado, com mais de 65 rotas nacionais, e o sétimo mais movimentado em número de passageiros totais na América Latina, com 22 milhões de passageiros anuais.

As melhorias e ampliações planejadas para o Aeroporto de Congonhas prometem não apenas melhorar a experiência dos passageiros, mas também impulsionar o turismo no estado de São Paulo, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo