SÃO PAULO – Educação Financeira é Incluída no Currículo Escolar em São Paulo para Ampliar Aprendizado Matemático e Relação Saudável com o Dinheiro

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) implementou uma mudança significativa na matriz curricular, incluindo aulas de educação financeira nas três séries do Ensino Médio e nos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Essa iniciativa visa promover o aprendizado da matemática e auxiliar os estudantes na construção de uma relação saudável com o dinheiro, preparando-os para lidar com questões financeiras ao longo de suas vidas.

Com mais de um milhão de alunos tendo acesso semanal às aulas, o material didático foi desenvolvido pela Coordenadoria Pedagógica da Educação de SP. O professor Rafael José Dombrauskas Polonio, que integra a equipe curricular de matemática, ressalta a importância desse conteúdo no currículo escolar: “O objetivo é permitir que os jovens compreendam a importância do dinheiro, adotem hábitos saudáveis de consumo e poupança, e construam as bases necessárias para uma vida financeira segura e autônoma no futuro”.

Escolas que já adotavam atividades de educação financeira, como parte do Programa de Ensino Integral (PEI), têm colhido resultados positivos. Um exemplo é a Escola Estadual Pio X, localizada em São José do Rio Preto, no interior paulista. Tanto os pais quanto os alunos foram incentivados a participar das atividades, e hoje os estudantes contam com uma moeda virtual interna, chamada de Pio Coins, além de um sistema de recompensas baseado no desempenho escolar.

Essa iniciativa da Seduc-SP representa um passo importante na formação dos alunos, fornecendo-lhes ferramentas essenciais para lidar com questões financeiras ao longo de suas vidas. A educação financeira se torna, assim, uma disciplina fundamental para preparar os jovens para desafios e oportunidades do mundo real.

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