Proposta de elevação do limite de receita bruta para MEI será analisada pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) receberá em breve a proposta do senador Alan Rick (União-AC) que tem o intuito de modificar a Lei do Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (LCP 128/2008). O senador propõe elevar o limite de receita bruta anual para que uma empresa seja considerada Microempreendedor Individual (MEI) para R$ 120 mil.

O projeto de lei complementar (PLP 24/2024) também prevê que esse limite seja corrigido anualmente pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulada nos 12 meses anteriores ao mês de janeiro de cada ano. Essa mudança tem por objetivo facilitar a formalização de microempresários e empreendedores individuais, possibilitando que mais pessoas se beneficiem das vantagens e dos direitos garantidos por essa categoria.

A proposta agora aguarda a designação do relator na CAE, que será responsável por analisar e emitir um parecer sobre o projeto. A expectativa é que o relator conduza a discussão de forma aprofundada, considerando os impactos econômicos e sociais que a alteração proposta pode trazer.

Caso seja aprovada pela comissão e pelo plenário do Senado, a mudança no limite de faturamento para enquadramento como MEI poderá beneficiar milhares de empreendedores em todo o país, possibilitando que mais pequenos negócios se formalizem e tenham acesso a benefícios como a contribuição reduzida à Previdência Social e a simplificação do processo tributário.

A análise e o debate em torno do PLP 24/2024 serão fundamentais para garantir que as alterações propostas atendam às necessidades do setor de micro e pequenas empresas, estimulando o empreendedorismo e contribuindo para o desenvolvimento econômico do Brasil. Vamos acompanhar de perto os desdobramentos dessa importante proposta legislativa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo