Novo esquema de investigação recupera 4 mil celulares no Piauí, reduzindo roubos em 40% na capital e 37% no interior.

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí está implementando um novo esquema de investigação que tem apresentado resultados bastante positivos. Nos últimos nove meses, cerca de 4 mil celulares foram recuperados graças a essa nova estratégia. De acordo com a SSP, desde a implementação do projeto em 2023, houve uma redução de 40% no número de roubos e furtos de celulares na capital, Teresina, e de 37% nos municípios do interior.

Em 2024, as ações de recuperação foram intensificadas, resultando em uma redução de 50% no número de roubos diários de celulares em Teresina. O projeto, considerado pioneiro no país, opera a partir de três pontos principais. Em primeiro lugar, há o rastreamento dos aparelhos a partir de informações fornecidas pelas operadoras de telefonia móvel, que colaboram com as autoridades na identificação de novas linhas em aparelhos irregulares.

As investigações começam a partir dessas informações e, em seguida, são enviadas intimações em massa para os aparelhos. Por meio de mensagens, os proprietários são orientados a entregar os celulares em uma unidade policial, sem correr riscos de responsabilização. Caso a orientação não seja seguida, os policiais podem ir pessoalmente efetuar a apreensão.

Além disso, a Operação Interditados integra o esquema, fechando o ciclo do projeto ao realizar a interdição de estabelecimentos que compram ou revendem celulares roubados. Todas as informações das investigações são centralizadas em um aplicativo desenvolvido pela Inteligência da SSP, facilitando o acesso dos agentes a dados relevantes.

O sucesso do projeto no Piauí chamou a atenção de representantes de outros estados, que estão interessados em implantar modelos semelhantes. A colaboração com a Polícia Civil de outros estados resultou na recuperação de aparelhos que foram comercializados em diversas regiões do país.

No estado de São Paulo, um levantamento apresentado no Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostrou que quase um milhão de celulares foram roubados ou furtados em 2022, representando um aumento de 16,6% em relação ao ano anterior. São Paulo teve o maior número de casos, seguido por Bahia e Rio de Janeiro, que registraram os maiores crescimentos em termos proporcionais.

Em contrapartida, seis estados apresentaram quedas nos casos de roubo ou furto de celulares, com destaque para Mato Grosso, que teve uma redução de 41% nos índices. Outros estados, como Roraima, Paraíba, Acre, Pará e Rio Grande do Norte, também registraram melhorias em seus números.

Diante desses dados, fica evidente a importância de estratégias eficazes, como a implementada pelo Piauí, para combater esse tipo de crime e garantir a segurança da população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo