Expansão do aeroporto de Congonhas em São Paulo traz novo centro comercial e melhorias estruturais, com investimento de R$2 bilhões.

O Aeroporto de Congonhas, localizado na zona sul de São Paulo, passará por uma grande reforma que incluirá a construção de um novo centro comercial com 20 mil m² de área, além de uma sala VIP e escritórios. A reestruturação do terminal foi anunciada em uma cerimônia realizada nesta segunda-feira (25) e faz parte dos planos da concessionária Aena Brasil, responsável pela administração do aeroporto.

De acordo com informações obtidas pela imprensa, o novo centro comercial contará com diversas lojas, cafés e restaurantes, localizado próximo ao novo terminal de embarque que deverá ser finalizado até junho de 2028. A construção do novo terminal é uma exigência contratual da Aena, que assumiu a gestão do aeroporto em outubro de 2023, com o objetivo de aumentar as pistas de taxiamento e a principal, devido ao atual não atender as normas internacionais.

Durante a cerimônia de apresentação da reestruturação de Congonhas, estiveram presentes o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). O investimento total no aeroporto está estimado em R$ 2 bilhões, sendo que o atual terminal será utilizado apenas para desembarque. O número de pontes de embarque também será ampliado de 12 para 19, visando melhorar a eficiência do embarque dos passageiros.

Uma das medidas para tentar solucionar um dos principais problemas do aeroporto será a criação de um bolsão para carros de transporte por aplicativo, conectado a uma fila virtual para o embarque dos passageiros que chegam ao aeroporto. Com as obras em andamento, a expectativa é de que o Aeroporto de Congonhas se torne mais moderno e eficiente, atendendo melhor às demandas dos passageiros e tornando-se um hub aéreo de destaque na região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo