MDS antecipa pagamento do Bolsa Família para municípios em estado de emergência devido aos temporais na região Sudeste.

Os municípios da região Sudeste do Brasil que foram duramente atingidos pelos temporais no final desta semana podem contar com a antecipação do pagamento do programa Bolsa Família para auxiliar as famílias afetadas. A medida foi anunciada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome em uma reunião com representantes de 90 cidades em situação de risco.

Além da antecipação do Bolsa Família, outra ação proposta foi a entrega de cestas de alimentos para garantir a segurança alimentar das famílias afetadas durante a situação de emergência. As áreas de maior risco estão localizadas no litoral norte de São Paulo, região serrana, norte e entorno da capital do Rio de Janeiro, Zona da Mata e sul de Minas Gerais e região sul do Espírito Santo.

No Rio de Janeiro, pelo menos sete pessoas perderam a vida devido às fortes chuvas, e no Espírito Santo, 1.200 pessoas foram desalojadas de acordo com o boletim da Defesa Civil Estadual. A reunião contou com a presença de mais de 250 pessoas dos quatro estados afetados, além de representantes de diversas secretarias nacionais e do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres.

As autoridades municipais foram instruídas sobre como solicitar a transferência de recursos do MDS para ajudar as pessoas desabrigadas. Além disso, o Ministério da Saúde anunciou o envio de kits de medicamentos e técnicos para auxiliar os sistemas de saúde locais.

O Ministério da Saúde informou que, antecipando-se às situações de calamidade, ampliou os recursos destinados a emergências para R$ 1,5 bilhão. A Defesa Civil nacional também está atuando nas regiões afetadas, com equipes do Grupo de Apoio a Desastres seguindo para o Rio de Janeiro para auxiliar nos trabalhos de resgate e assistência.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entrou em contato com o governador do Espírito Santo para oferecer suporte das equipes federais. A população afetada pode contar com o auxílio do governo para enfrentar os desafios causados pelos desastres naturais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo