Chuvas causam sete mortes e desabamentos em Petrópolis, RJ; prefeitura decreta emergência e Exército é acionado para ajudar.

No Estado do Rio de Janeiro, as fortes chuvas que têm atingido a região desde a última sexta-feira, 22, já deixaram um rastro de destruição e morte. O número de vítimas fatais subiu para sete, com Petrópolis sendo a cidade mais afetada pelos deslizamentos.

Ontem, a cidade de Petrópolis já havia registrado três mortes por soterramento, e nesta manhã uma pessoa que estava desaparecida foi encontrada sem vida. Além de Petrópolis, outras mortes foram registradas em Duque de Caxias, Arraial do Cabo e Teresópolis, em situações trágicas como afogamento, raio e desabamento. Uma criança de 4 anos que estava desaparecida em Petrópolis foi resgatada com vida após mais de 16h soterrada.

O prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, decretou estado de emergência na cidade devido aos 75 deslizamentos registrados e ao risco iminente de mais deslizamentos. O governador Cláudio Castro se deslocou até a cidade e acionou o Exército para prestar auxílio no local. O secretário nacional de Defesa Civil também está presente para coordenar as ações de resgate e apoio às vítimas.

Até o momento, a Defesa Civil de Petrópolis já recebeu mais de 150 pedidos de ajuda da população, principalmente por deslizamentos. Bairros como Independência, São Sebastião e a região próxima à Universidade Federal Fluminense foram os mais afetados pelas chuvas intensas. Ao todo, foram abertos 67 pontos de apoio onde mais de 300 pessoas já foram acolhidas.

A situação na cidade é de crise, com o transbordamento do Rio Quitandinha e a interdição da Rodovia BR-040 devido à queda de barreiras. A previsão é de mais chuva para os próximos dias, o que aumenta a preocupação com novos deslizamentos e o estado de calamidade na região. As autoridades locais estão mobilizadas para prestar todo o suporte necessário às famílias afetadas e garantir a segurança da população nos próximos dias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo