Repórter São Paulo – SP – Brasil

Tragédia em Petrópolis: Deslizamento de terra soterra seis pessoas, deixando três resgatadas com vida em meio à tempestade

Na tarde desta sexta-feira (22), um deslizamento de terra em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, resultou no soterramento de seis pessoas. Até as 20h, três vítimas foram resgatadas com vida após equipes de resgate, incluindo o Corpo de Bombeiros, trabalharem incessantemente no local. As vítimas estavam todas em uma casa que desabou no bairro da Alto Independência, sendo, aparentemente, membros da mesma família.

Dois homens, com idades de 25 e 26 anos, juntamente com um idoso, foram identificados como parte das vítimas já resgatadas. Contudo, uma mulher de 23 anos e seus dois filhos, um menino de 9 e uma menina de 4 anos, ainda estão desaparecidos sob os destroços. O governador do Rio, Cláudio Castro (PL), confirmou as informações sobre as vítimas durante uma coletiva de imprensa realizada no Centro Integrado de Comando e Controle na capital fluminense.

As equipes de resgate continuam as buscas, empregando cães farejadores e contando com a ajuda dos moradores locais. Além disso, o temporal que assola Petrópolis resultou em alagamentos no centro da cidade e na interdição de vias importantes da região. Segundo o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), a chuva que cai sobre a região já ultrapassou em mais que o dobro do esperado para o período.

A Defesa Civil de Petrópolis alterou o estágio operacional da cidade para alerta devido à intensidade das precipitações. A subida da Serra de Petrópolis foi temporariamente interditada como medida preventiva, assim como trechos da BR-116 que liga a Região Metropolitana do Rio à Teresópolis. A concessionária EcoRioMinas agiu por precaução, visando garantir a segurança dos motoristas diante das condições adversas provocadas pelas chuvas.

Nesse contexto de emergência, a solidariedade e mobilização das equipes de resgate e da população se fazem essenciais para minimizar os impactos e buscar por sobreviventes sob os escombros. A situação em Petrópolis reforça a importância de medidas preventivas e investimentos em infraestrutura para lidar com eventos climáticos extremos.

Sair da versão mobile