Câmara dos EUA aprova por margem estreita pacote de US$ 1,2 trilhão para evitar paralisação do governo e estender financiamento.

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou por uma margem apertada um pacote de financiamento de US$ 1,2 trilhão para evitar a paralisação do governo e estender o financiamento até setembro. A votação ocorreu com 286 votos a favor e 134 contra, ultrapassando a maioria de dois terços necessária para a aprovação do projeto de lei em um procedimento especial exigido pelo presidente da Câmara, Mike Johnson. A decisão foi tomada em meio a discussões tensas no plenário, com congressistas republicanos expressando suas discordâncias em relação ao texto.

O projeto de lei, que recebeu mais apoio dos democratas do que dos republicanos, colocou pressão sobre Johnson, que enfrentou dificuldades para obter o apoio da maioria de sua bancada. A deputada republicana Marjorie Taylor Greene, inclusive, sinalizou a possibilidade de tentar destituí-lo do cargo. A divulgação do texto do projeto de lei na quinta-feira, 21, foi muito aguardada e os líderes dos dois partidos destacaram vitórias em questões-chave durante as negociações.

Os democratas comemoraram por evitar cortes em programas de educação, trabalho e saúde, enquanto os republicanos afirmaram que conseguiram reduzir os gastos com ajuda externa e grupos sem fins lucrativos que auxiliam os migrantes, além de recuperar o financiamento da Receita Federal. Apesar das diferenças partidárias, os níveis gerais de gastos não apresentaram mudanças significativas em relação aos anos anteriores, durante as negociações sobre o teto da dívida.

Agora, o texto será encaminhado para o Senado, onde precisará de aprovação para entrar em vigor. A aprovação deste pacote de financiamento representa uma vitória para a administração e um passo importante para evitar a paralisação do governo dos Estados Unidos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo