Grande volume de chuva pode causar transtornos na região metropolitana de São Paulo a partir desta quinta-feira

A região metropolitana de São Paulo está em alerta devido ao grande volume de chuva previsto para os próximos dias. De acordo com a Defesa Civil estadual, são esperados até 100 mm de chuva na Grande São Paulo entre a tarde de quinta-feira e domingo.

A preocupação se estende também para o litoral e Vale do Paraíba, onde são esperados chuvas e ventos fortes com maior intensidade, devido à chegada de uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul. O litoral norte e a Baixada Santista podem ter acumulado de até 250 mm e 180 mm de chuva, respectivamente. Já nas regiões metropolitanas de Campinas e Sorocaba, a previsão é de até 80 mm de chuva.

Em uma reunião realizada nesta quinta-feira, técnicos da Defesa Civil estadual, Cenad e Cemadem discutiram ações a serem tomadas diante das condições meteorológicas adversas previstas para o estado. A preocupação com deslizamentos, inundações, alagamentos, enxurradas e raios é real.

O Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo já colocou a capital em estado de atenção para alagamentos por quatro dias consecutivos. Apesar de chuvas isoladas e intensas em algumas regiões, a situação foi controlada.

Além da chuva, a região deve ver uma mudança brusca de temperatura. A quinta-feira ainda será quente, com temperaturas entre 23ºC e 32ºC, mas a frente fria fará com que os termômetros não ultrapassem os 23ºC na sexta-feira. Para o sábado, a queda na temperatura será ainda mais evidente, com máxima de 20ºC em São Paulo. No domingo, a temperatura deve subir um pouco, alcançando em torno de 24ºC.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo