Favelas do Rio de Janeiro lideram ranking de densidade populacional no Brasil, aponta Censo de 2022 do IBGE.

O Censo de 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (20), revelou que três favelas no Rio de Janeiro estão entre os 10 lugares com maior concentração de moradores do Brasil. A Rocinha, com 72.154 habitantes, se destaca como o local com a maior densidade populacional do país, com 48,3 mil pessoas por km², quase o dobro da região da República, o distrito mais populoso de São Paulo.

Além da Rocinha, outras duas favelas no Rio de Janeiro também aparecem na lista dos locais com maior densidade populacional: Jacarezinho, com 36 mil habitantes por km², e Maré, com 29 mil habitantes por km². Esses dados chamam atenção para a realidade das favelas no Brasil, onde a superpopulação e a falta de infraestrutura são desafios diários enfrentados pela população.

Para efeito de comparação, a região do mundo com a maior densidade populacional é Macau, na China, com cerca de 20,5 mil habitantes por km², segundo dados da ONU. A média brasileira é de 23,8 habitantes por km², de acordo com o IBGE. Já a quarta posição na lista de locais com maior densidade populacional fica com Copacabana, bairro também localizado no Rio de Janeiro, com 27,4 mil pessoas por km².

Após os locais no Rio de Janeiro, surgem regiões de São Paulo, como o distrito da República, com 26,1 mil habitantes por km², Santa Cecília, com 21,8 mil habitantes por km², e Bela Vista, com 21,7 mil habitantes por km². Em nono e décimo lugar na lista estão subdistritos de Salvador, Santo Antônio, com 21,6 mil habitantes por km², e Penha, com 21,4 mil habitantes por km².

Por outro lado, os locais com menor densidade populacional estão concentrados nas regiões Norte e Centro-Oeste do país, com destaque para distritos com menos de 1 pessoa por km² em cidades como Japurá (AM), Corumbá (MS) e Oiapoque (AP). Esses dados do Censo de 2022 evidenciam as disparidades socioeconômicas e demográficas existentes no Brasil, refletindo a desigualdade presente no país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo