Carta de Lula para Putin após reeleição: PT parabeniza líder russo em vitória contestada por países ocidentais.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Partido dos Trabalhadores (PT) enviaram cartas de congratulações ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, pela sua reeleição. O conteúdo das cartas não foi divulgado pelo Palácio do Planalto, mas a carta do PT, assinada pela secretaria de Relações Internacionais do partido, foi tornada pública. A congratulação de Lula e do PT ocorreu após a vitória de Putin sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro em 2022.

A eleição de Putin foi contestada por países ocidentais como Reino Unido, Estados Unidos e Alemanha, que alegaram que as eleições não foram livres. Por outro lado, ditaduras de esquerda como China, Cuba, Venezuela e Nicarágua reconheceram a vitória de Putin e a saudaram como um apoio popular ao líder russo.

Putin conquistou seu quinto mandato com 87% dos votos, tornando-se o mais longevo a comandar o país desde Josef Stalin. A eleição foi realizada em um ambiente controlado, sem adversários reais que ameaçassem a vitória de Putin, resultando em uma vitória esperada.

Desde o ano passado, Lula tem dado declarações que foram interpretadas como simpáticas ao Kremlin, como a declaração de que ambos os lados são responsáveis pela guerra na Ucrânia e a afirmação de que Putin não seria preso se viesse ao Brasil, apesar de um mandado do Tribunal Penal Internacional contra ele. O PT também divulgou uma nota oficial parabenizando Putin pela vitória, destacando a importância do voto voluntário na Rússia.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, comentou que a reeleição de Putin ocorreu em um ambiente doméstico tranquilo. O Itamaraty não emitiu nota oficial sobre a eleição, procedimento comum em reações a processos eleitorais estrangeiros.

Em seu discurso após a eleição, Putin enfatizou o retorno da Crimeia para a Rússia em 2014 e a incorporação de áreas no Donbas à “nova Rússia” após a invasão da Ucrânia. A eleição de Putin foi usada como uma forma de fortalecer seu poder político e consolidar sua posição no cenário internacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo