Alerta do Cemaden-RJ: Rio de Janeiro pode ter chuvas fortes com acumulado de mais de 200 mm em 24 horas.

O Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (Cemaden-RJ) emitiu um alerta preocupante para todo o estado. Segundo o órgão, a previsão é de fortes chuvas para esta quinta-feira (21), com possibilidade de atingir o nível “muito forte” na sexta-feira (22). A expectativa é de que os acumulados cheguem a mais de 200 milímetros em 24 horas, o que pode resultar em grandes transtornos como mobilidade comprometida, quedas de energia, enchentes e deslizamentos.

A intensidade das chuvas exige atenção e precaução da população, já que cada milímetro equivale a 1 litro de água por metro quadrado de área. Com 200 milímetros em 24 horas, seriam aproximadamente 200 litros de água caindo em cada quadrado de uma localidade em apenas um dia.

A chegada de uma frente fria deve intensificar ainda mais os índices pluviométricos, podendo chegar a 49,9 milímetros por hora nas próximas horas e ultrapassando os 50 milímetros por hora na madrugada de sexta-feira. Além das chuvas intensas, o temporal também será acompanhado de raios e rajadas de ventos moderados a fortes.

Diante dessa situação de alerta, o governo do estado anunciou medidas preventivas, como o aumento do efetivo de bombeiros nas áreas mais vulneráveis a possíveis inundações, alagamentos, deslizamentos e desabamentos. Os militares estarão em prontidão, preparados para atuar rapidamente em caso de emergência.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta de perigo para o estado do Rio de Janeiro, prevendo chuvas superiores a 60 mm/h e ventos acima de 100 km/h. A população foi orientada a tomar precauções, como desligar aparelhos elétricos, colocar documentos e objetos de valor em sacos plásticos e procurar abrigo seguro.

O serviço municipal de meteorologia, Alerta Rio, alertou para um risco muito alto de temporais na cidade do Rio de Janeiro, com previsão de chuvas fortes e rajadas de vento. O acumulado de chuva pode ultrapassar os 200 milímetros em 24 horas, trazendo sérios riscos para a população carioca. É fundamental que os moradores estejam atentos e sigam as orientações das autoridades para garantir a segurança diante da iminência dos temporais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo