Ministro da Fazenda apresentará proposta de renegociação das dívidas dos estados com a União em reunião com governadores no dia 26

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, está empenhado em apresentar uma proposta de negociação das dívidas dos estados com a União. Na próxima semana, Haddad se reunirá com os governadores para discutir os detalhes do projeto de lei que será encaminhado ao Congresso Nacional. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já deu seu aval ao projeto, que visa resolver a questão do endividamento dos estados com a União.

Recentemente, Haddad esteve reunido com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, no Palácio do Planalto, para discutir a situação da dívida do estado. Essa reunião faz parte de uma série de encontros realizados pelo ministro com os governadores de diferentes estados para debater a questão da dívida.

Os estados acumulam uma dívida significativa com a União, originada de empréstimos diretos do governo federal ou de contratações de crédito no mercado financeiro, com a União atuando como garantidora. Em fevereiro de 2024, o Tesouro Nacional desembolsou R$ 1,22 bilhão para quitar dívidas atrasadas de estados, de acordo com o Relatório de Garantias Honradas pela União em Operações de Crédito.

Além disso, diversos estados como Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Goiás enfrentam desafios semelhantes em relação ao endividamento. O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, manifestou a intenção de entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal para discutir a dívida do estado. Lula solicitou que aguardasse a reunião com os governadores para então tomar uma decisão.

Os recentes desdobramentos sobre a questão das dívidas dos estados com a União apontam para a necessidade de uma solução urgente para evitar maiores prejuízos financeiros e buscar alternativas viáveis para a renegociação desses débitos. A reunião entre Haddad e os governadores promete ser um passo importante nesse processo de negociação e resolução das dívidas estaduais com a União.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo