Relator da CPI da Braskem ameaça pedir busca e apreensão no Ministério de Minas e Energia se não receber informações solicitadas.

Nesta terça-feira (19), o senador Rogério Carvalho, relator da CPI da Braskem, anunciou que tomará medidas drásticas caso o Ministério de Minas e Energia não responda aos pedidos de informações encaminhados pela comissão. Carvalho criticou a postura do ministério, liderado por Alexandre da Silveira, acusando-o de lidar com desleixo e falta de respeito em relação às solicitações da CPI.

O senador deu um prazo de mais três dias para que o Ministério responda às demandas, sob ameaça de aprovação de um requerimento de busca e apreensão no local. Carvalho ressaltou a importância da documentação sobre as ações realizadas pelo MME no caso da Braskem, especialmente antes e depois dos primeiros tremores em Maceió a partir de 2018. A Braskem está sendo investigada pela CPI devido aos danos ambientais causados pela exploração de sal-gema em diversos bairros da cidade.

Na reunião do dia, foram aprovados diversos requerimentos e convocações para depoimentos. Destaque para as convocações do diretor de Relações Institucionais do Grupo Novonor, Claudio Medeiros, e do ex-presidente da Braskem, José Carlos Grubisich. Além disso, o senador Otto Alencar teve um pedido aprovado para convocar Frederico Bedran Oliveira, ex-diretor de Geologia e Produção Mineral do Ministério de Minas e Energia.

Outros requerimentos aprovados pela CPI incluem convocações para o defensor público de Alagoas, Ricardo Antunes Melro, e o ex-procurador-geral do estado, Francisco Malaquias de Almeida Júnior, como testemunhas. A comissão também solicitou informações ao BNDES, à Secretaria de Defesa Civil de Maceió, à Procuradoria da República na Bahia, ao Instituto do Meio Ambiente de Alagoas e às empresas Braskem e Diagonal.

A CPI da Braskem segue avançando nas investigações sobre os danos ambientais causados pela empresa em Maceió, e a pressão sobre o Ministério de Minas e Energia para fornecer informações relevantes continua crescendo. O desfecho dessas investigações pode ter impactos significativos no cenário político e ambiental do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo