A redução no tempo de interrupção no fornecimento de energia reflete um aperfeiçoamento na prestação do serviço pelas distribuidoras, que conseguiram melhorar a qualidade do serviço ao longo do ano. No entanto, mesmo com essa melhora, as empresas que apresentaram altos níveis de interrupção de energia tiveram que pagar mais compensações à Aneel em 2023, totalizando R$ 1,08 bilhão em comparação com os R$ 765 milhões pagos em 2022.
Essas compensações são repassadas aos consumidores por meio de descontos na conta de luz. A Aneel ressalta que o aumento no valor das compensações se deve ao aprimoramento das regras para destinar mais recursos aos consumidores com piores níveis de continuidade no fornecimento de energia.
Além disso, foi divulgado o ranking de avaliação das grandes distribuidoras de energia, considerando o tempo médio de interrupção do fornecimento e o número médio de cortes de energia. A CPFL Santa Cruz foi a empresa mais bem avaliada em 2023, enquanto a Equatorial Goiás ficou com a pior classificação.
No total, 29 distribuidoras foram avaliadas no ranking da Aneel, que classificou as empresas do melhor ao pior desempenho. A melhoria na qualidade do serviço de energia elétrica no país é um indicativo positivo para os consumidores, que podem esperar por um fornecimento mais estável e confiável no futuro.