Os números foram revelados pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta sexta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Rio de Janeiro. Com esses resultados, o setor se encontra 13,5% acima do nível pré-pandemia, de fevereiro de 2020, e apenas 0,7% abaixo do ponto mais alto da série histórica registrado em dezembro de 2022.
Das cinco atividades analisadas, quatro apresentaram evolução positiva em comparação com os meses anteriores: informação e comunicação (1,5%), serviços profissionais, administrativos e complementares (1,1%) e transportes (0,7%). A única atividade que registrou queda foi a de serviços prestados às famílias (-2,7%).
No segmento de informação e comunicação, os serviços audiovisuais se destacaram, impulsionados pelo aumento de receita das empresas de exibição cinematográfica, programadoras de conteúdo para TV fechada e plataformas de streaming. As salas de cinema tiveram um aumento de público durante o período de férias, contribuindo para o crescimento das empresas do setor.
Além disso, a receita das empresas que atuam com edição integrada à impressão de livros também teve um incremento devido à produção de material didático para escolas. Em relação ao mesmo período do ano anterior, o crescimento de 4,5% é o mais expressivo desde maio de 2023, quando a expansão foi de 5,1%.
O avanço em janeiro de 2024 em comparação com janeiro de 2023 foi acompanhado por todas as atividades pesquisadas, além de um crescimento em 55,4% dos 166 tipos de serviços analisados. O setor de informação e comunicação teve o maior impacto positivo, com um crescimento de 6,8%.