Setor de Serviços registra alta de 0,7% em janeiro de 2023, terceiro resultado positivo consecutivo, acumulando ganho de 1,9% no trimestre.

O setor de serviços apresentou um aumento de 0,7% em janeiro, comparado a dezembro de 2023, marcando o terceiro resultado positivo consecutivo e uma acumulação de 1,9% de ganho no trimestre móvel. Em comparação com janeiro de 2023, a alta foi ainda mais expressiva, atingindo 4,5%. Em termos de crescimento ao longo de doze meses, o setor registrou uma expansão de 2,4%.

Os números foram revelados pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta sexta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Rio de Janeiro. Com esses resultados, o setor se encontra 13,5% acima do nível pré-pandemia, de fevereiro de 2020, e apenas 0,7% abaixo do ponto mais alto da série histórica registrado em dezembro de 2022.

Das cinco atividades analisadas, quatro apresentaram evolução positiva em comparação com os meses anteriores: informação e comunicação (1,5%), serviços profissionais, administrativos e complementares (1,1%) e transportes (0,7%). A única atividade que registrou queda foi a de serviços prestados às famílias (-2,7%).

No segmento de informação e comunicação, os serviços audiovisuais se destacaram, impulsionados pelo aumento de receita das empresas de exibição cinematográfica, programadoras de conteúdo para TV fechada e plataformas de streaming. As salas de cinema tiveram um aumento de público durante o período de férias, contribuindo para o crescimento das empresas do setor.

Além disso, a receita das empresas que atuam com edição integrada à impressão de livros também teve um incremento devido à produção de material didático para escolas. Em relação ao mesmo período do ano anterior, o crescimento de 4,5% é o mais expressivo desde maio de 2023, quando a expansão foi de 5,1%.

O avanço em janeiro de 2024 em comparação com janeiro de 2023 foi acompanhado por todas as atividades pesquisadas, além de um crescimento em 55,4% dos 166 tipos de serviços analisados. O setor de informação e comunicação teve o maior impacto positivo, com um crescimento de 6,8%.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo