São Paulo registra temperatura recorde de 34,3°C, e previsão é de superação do recorde neste sábado com 35°C.

São Paulo enfrenta uma onda de calor intensa que tem impactado as regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Nesta sexta-feira (15), a cidade registrou uma temperatura recorde de 34,3°C, igualando o recorde histórico para o mês de março. Esse é o mesmo valor registrado nos dias 8 e 9 de janeiro deste ano, que são as maiores marcas de 2024 até agora.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que esse registro foi feito na estação do Mirante de Santana, localizada na zona norte da cidade, às 15h. A última vez que São Paulo havia atingido os 34,3°C foi em março de 2012. Com a onda de calor ainda atuante na região, a previsão é que essa marca seja superada no sábado (16), podendo chegar aos 35°C.

Em comparação com anos anteriores, apenas dois dias em janeiro deste ano apresentaram temperaturas tão altas na capital paulista. Enquanto a cidade enfrenta esse calor intenso, as temperaturas no interior do estado estão ainda mais elevadas. De acordo com o Inmet, das seis maiores temperaturas registradas no país nesta sexta-feira, três foram em cidades do estado de São Paulo.

Paranapanema (PR) registrou a maior temperatura, com 39,3°C, seguido por Jardim (MS) com 39°C, Valparaíso (SP) e Marechal Cândido Rondon (PR) com 38,9°C, Dracena (SP) com 38,8°C e Rancharia (SP) com 38,7°C. O mapa das estações meteorológicas do Inmet indicou que várias cidades paulistas apresentaram temperaturas acima de 36°C, principalmente nas regiões central, norte e oeste do estado, às 15h.

O alerta amarelo de perigo potencial do Inmet, que indica risco à saúde devido às temperaturas 5°C acima da média, está em vigor até 18h de domingo. Isso mantém a previsão de possíveis recordes de temperatura durante o fim de semana. A população deve se manter informada e adotar medidas de proteção contra o calor excessivo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo