SÃO PAULO – Associação dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil recebe homenagem da Câmara Municipal de São Paulo pela luta contra o racismo.

A Associação dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs) foi homenageada com a Salva de Prata em uma cerimônia realizada nesta quinta-feira (14/3). O evento, que contou com a presença de integrantes da organização e autoridades, foi presidido pelo vereador João Ananias (PT).

Criada em 1983, a APNs faz parte do Movimento Social Negro e tem como objetivo principal combater o racismo, enfrentar preconceitos de natureza religiosa, racial e étnica, além de propor políticas públicas para promover ações afirmativas em todo o país. Atualmente, a associação está presente em 16 Estados e no Distrito Federal, contando com cerca de 350 associados em todo o país e 80 somente no Estado de São Paulo.

O presidente da Sessão Solene destacou a importância de homenagear a APNs pela sua luta contínua em prol da igualdade racial. Ele ressaltou que os negros em São Paulo são grandes combatentes e têm um papel simbólico na cidade, fazendo referência à fundação do bairro do Bixiga.

Para o coordenador geral da associação, Nuno Coelho, a homenagem representa um reconhecimento público significativo e um incentivo para que a luta histórica em defesa dos direitos dos negros seja continuada. Segundo ele, a luta se renova a cada dia e a homenagem é um instrumento importante para manter viva essa causa.

O evento, que pode ser conferido na íntegra no vídeo disponibilizado, marcou mais um momento de reconhecimento do trabalho incansável realizado pela APNs em prol da igualdade racial e da promoção de políticas de inclusão para a população negra do Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo