Repórter São Paulo – SP – Brasil

Parque Raphael Lazzuri recebe atividades para celebrar a Semana do Sono e promover hábitos saudáveis de descanso.

No próximo sábado, dia 16 de março, o Parque Raphael Lazzuri, em São Bernardo, será palco de atividades em comemoração à Semana Mundial do Sono. Organizado por especialistas do Grupo de Estudos e Pesquisa Respiratória na Atenção Primária (Gepraps) do Centro Universitário FMABC, o evento é aberto ao público e promete conscientizar sobre a importância de uma boa noite de sono.

A programação inclui ações de conscientização, com banners e distribuição de cartilhas com dicas para um repouso saudável. Além disso, haverá treinos de yoga e meditação, práticas que auxiliam no relaxamento do corpo e proporcionam um descanso mais pleno. Essas ações são promovidas desde 2015 pela Associação Brasileira do Sono (ABS) e buscam educar tanto os profissionais da saúde quanto a população em geral.

Neste ano, o tema da campanha é “Oportunidade de Sono a Todos para Saúde Global”. Além das atividades no Parque Raphael Lazzuri, a regional da ABS no Grande ABC também realizará uma palestra voltada para profissionais da saúde, que acontecerá no anfiteatro do hospital Mário Covas na próxima sexta-feira, dia 15. A palestra contará com a presença do psiquiatra Rafael Lourenço e da pneumologista Viviane Passini, que compartilharão orientações sobre higiene do sono e desmitificarão informações relacionadas ao descanso.

A médica Milena Torres Campanholo, responsável pelo ambulatório de sono na Disciplina de Otorrinolaringologia da FMABC, ressalta a importância desses eventos para a região. Estudos epidemiológicos apontam que a apneia obstrutiva do sono atinge 33% da população adulta em São Paulo, e 45% das pessoas relatam ter dificuldades para dormir ou insônia. Esses distúrbios do sono podem desencadear problemas cardiovasculares, neuropsiquiátricos e metabólicos, reforçando a necessidade de identificação e tratamento adequado.

O Centro Universitário FMABC é um dos principais locais de formação e atendimento na área de distúrbios do sono, dispondo de profissionais qualificados em Medicina do Sono. O Gepraps, por sua vez, compõe o Centro de Estudos de Saúde Coletiva (Cesco) da FMABC e se dedica a implementar cuidados adequados para pessoas com asma e, em breve, para pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Diante desse cenário, as ações da Semana do Sono se tornam fundamentais para orientar a população a melhorar a qualidade de seu sono e identificar possíveis distúrbios do descanso, visando assim a promoção da saúde e o bem-estar de todos.

Sair da versão mobile