Mais de 362 milhões de animais abandonados globalmente: estudo revela a triste realidade nas ruas do Brasil e do mundo.

No Brasil e em diversos países ao redor do mundo, a situação dos animais de estimação em situação de abandono é alarmante, de acordo com um estudo global realizado pela Mars Petcare. Mais de 362 milhões de animais, sendo mais de 30 milhões apenas no Brasil, estão lutando para sobreviver nas ruas ou aguardando por uma oportunidade em abrigos superlotados.

Neste contexto preocupante, a Mars Petcare está lançando o Índice de Abandono Animal, que será divulgado no Dia Nacional dos Animais, com o objetivo de conscientizar a população e promover ações para reduzir o número de animais em situação de abandono. A empresa utilizou dados de mais de 900 fontes globais e locais, além de quase 30 mil pesquisas públicas e 200 entrevistas com especialistas, para traçar um panorama da falta de moradia para animais de estimação em 20 países, incluindo o Brasil.

No Brasil, estima-se que cerca de 30,2 milhões de animais estão em situação de abandono, sendo 7.400 gatos e 177.600 cães abrigados. A pesquisa também aponta que apenas 28% dos cães e 53% dos gatos no país são castrados, o que pode contribuir para ninhadas não planejadas e agravar ainda mais o problema do abandono.

Os dados levantados revelam que, globalmente, questões como mudanças de residência, problemas de saúde e custos estão entre os motivos citados pelas pessoas para pensarem em abandonar seus animais de estimação. A falta de moradia para cães e gatos é uma questão complexa e urgente, que exige ações coordenadas entre organizações de bem-estar animal, legisladores e a comunidade.

Diante desse cenário crítico, a Mars Petcare espera que as informações apresentadas no estudo incentivem a implementação de medidas efetivas para melhorar a qualidade de vida dos animais de estimação e reduzir o número de casos de abandono em todo o mundo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo