13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa com homenagem a Silvio Tendler em Niterói, Rio de Janeiro, apresentando produções gratuitas por todo o Brasil.

A 13ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos será aberta nesta quarta-feira, dia 13 de março, no Cine Arte da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. O evento terá início às 18h30 com a exibição do filme “Nas Asas da Pan Am”, dirigido por Silvio Tendler, que é o cineasta homenageado desta edição. A programação da mostra se estenderá até o dia 22 de março, com exibições em várias capitais do país, e a partir do dia 25, 31 cineclubes de municípios do Estado do Rio de Janeiro começarão a apresentar produções cinematográficas.

O tema desta edição é “Vencer o ódio, semear horizontes” e conta com a exibição de 18 filmes produzidos por profissionais que têm relação direta com os direitos humanos, abordando temas como racismo, direitos das mulheres, pessoas com deficiência, povos indígenas e a comunidade LGBTQIA+. Toda a programação é gratuita e aberta ao público em geral.

O roteiro do evento foi organizado em programas, que incluem os títulos Homenagem, Raízes, Sementes e Frutos. Destaca-se a exibição do filme “Travessia” no programa Raízes, que será seguido por um debate aberto ao público. Além disso, haverá uma sessão dedicada ao público infantojuvenil com o filme “Um Filme de Verão”.

A Mostra Cinema e Direitos Humanos também terá uma segunda etapa chamada de Mostra Difusão, que acontecerá de 25 de março a 24 de abril. Nesta etapa, a programação da 13ª edição estará disponível online na plataforma de streaming InnSaei.TV, assim como em diversos equipamentos culturais das cidades participantes. A Mostra é realizada em parceria entre o Ministério da Cultura e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, com produção do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo