SÃO PAULO – Frente Parlamentar em Defesa do Carnaval de Rua realiza primeira reunião de 2024 para avaliar desfiles dos blocos neste ano.

A Frente Parlamentar em Defesa do Carnaval de Rua promoveu sua primeira reunião do ano de 2024 na última terça-feira (12/3), sob a presidência da vereadora Silvia da Bancada Feminista (PSOL). O objetivo do encontro foi realizar uma avaliação dos desfiles dos blocos de rua neste ano.

Instituída na Câmara Municipal de São Paulo por meio da Resolução nº 3/2022, a Frente Parlamentar reuniu organizadores de blocos, produtores, agentes e músicos vinculados ao carnaval da cidade. Dentre as principais discussões levantadas pelos participantes, destacou-se a insatisfação com a atuação da Secretaria Municipal de Cultura na organização do evento, alegando falta de diálogo com a comissão especial formada pela Prefeitura para estabelecer as regras dos desfiles.

Lira Alli, representante do Bloco Vai Quem Quer e do Arrastão dos Blocos, ressaltou a diminuição do protagonismo dos blocos, o confinamento em espaços menores e a falta de mediação entre os interesses dos blocos e dos moradores pela Prefeitura. Além disso, a interlocução com a ouvidoria da Polícia Militar foi destacada como uma iniciativa importante para mitigar a violência policial nos blocos de carnaval.

Outro ponto abordado na reunião foi a distribuição do patrocínio aos blocos, com mais de 120 deles sendo penalizados por não entrarem na lista dos contemplados devido à mudança nos critérios em relação ao ano anterior. Salete Campari enfatizou a frustração de muitos blocos que contavam com esse recurso para participar do evento.

Entre as propostas da vereadora Silvia da Bancada Feminista para os próximos passos da Frente Parlamentar estão a elaboração de um relatório com as críticas e balanço do carnaval deste ano a ser entregue à imprensa, à Prefeitura, ao Ministério Público e à Defensoria Pública. A expectativa é realizar uma série de reuniões no primeiro semestre e uma manifestação dos blocos no segundo semestre, com uma pauta de reivindicações.

A reunião pode ser conferida na íntegra no vídeo disponível acima.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo