Opep mantém previsão de alta na demanda global por petróleo até 2025 e projeta avanços em países da OCDE e fora do grupo.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) manteve suas previsões otimistas para a demanda global por petróleo nos próximos anos, de acordo com o relatório mensal divulgado nesta terça-feira, 12. A entidade estima um aumento de 2,2 milhões de barris por dia (bpd) para 2024 e de 1,8 milhão de bpd para 2025.

Os países que compõem a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) devem impulsionar parte desse crescimento, com um aumento estimado de cerca de 200 mil bpd neste ano e 100 mil bpd no próximo. Já fora da OCDE, a Opep prevê um avanço significativo, com um aumento de aproximadamente 2 milhões de bpd em 2024 e 1,7 milhão de bpd em 2025.

No entanto, o relatório também aponta que houve um corte de 100 mil barris por dia na previsão de aumento na oferta de petróleo por países fora do grupo em 2024, totalizando 1,1 milhão de bpd. Estados Unidos, Canadá, Brasil e Noruega devem liderar o crescimento na oferta, enquanto Rússia e México enfrentarão quedas na produção. Para 2025, a Opep revisou para cima a projeção de crescimento na oferta global fora do grupo, totalizando 1,4 milhão de bpd.

Além disso, o relatório da Opep apontou que a produção do cartel teve um aumento de 203 mil bpd em fevereiro em relação a janeiro, atingindo uma média de 26,57 milhões de bpd, segundo fontes secundárias.

Esses dados refletem o cenário positivo previsto pela Opep para o mercado global de petróleo nos próximos anos, com expectativas de aumento na demanda e na oferta, impulsionadas por diversos fatores econômicos e geopolíticos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo