Moradores de Óbidos (PA) realizam exames de prevenção do câncer de intestino em campanha de Março Azul

Moradores da cidade ribeirinha de Óbidos, no Pará, estão sendo beneficiados pela campanha Março Azul, que visa prevenir o câncer de intestino em grupos de risco de 50 a 70 anos. Essa população, de difícil acesso, onde só se chega de barco, está passando por exames de sangue oculto nas fezes e, em caso de resultado positivo, sendo submetida a colonoscopia.

A iniciativa é fruto da parceria entre a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, a Sociedade Brasileira de Coloproctologia e a Federação Brasileira de Gastroenterologia. O lema da campanha, “Médico e paciente: uma parceria que salva vidas! Juntos na prevenção do câncer de intestino”, destaca a importância da conscientização e da atuação conjunta para prevenir essa doença.

O presidente da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, Hélio Moreira, relatou que a expectativa é realizar 460 colonoscopias em Óbidos, identificando possíveis casos de câncer de intestino e tratando lesões precocemente. Já foram realizadas mais de 170 colonoscopias na região, diagnosticando dois casos de câncer e vários pólipos que foram removidos.

O câncer de intestino é uma doença que pode ser prevenida com a detecção e tratamento precoce de lesões. A prevenção é essencial para evitar que essas lesões se transformem em câncer e, para isso, exames como a colonoscopia são fundamentais. A campanha Março Azul busca alertar a população sobre a importância da prevenção e dos exames de rastreamento.

Dados do Instituto Nacional de Câncer mostram que o câncer colorretal representa um alto número de casos no Brasil e a incidência da doença tem aumentado de forma preocupante. A implementação de um programa nacional de rastreamento do câncer de intestino é defendida pelo presidente da Sociedade Brasileira de Coloproctologia como forma de reduzir custos e salvar vidas a longo prazo.

A conscientização sobre os sintomas do câncer de intestino e os fatores de risco relacionados à doença são essenciais para a prevenção. A campanha Março Azul busca informar a população e promover a realização de exames preventivos, contribuindo para a saúde e bem-estar da comunidade. A atuação conjunta das entidades médicas e o apoio de instituições como a Associação Médica Brasileira e o Conselho Federal de Medicina fortalecem a iniciativa e ampliam o alcance das ações de prevenção do câncer de intestino.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo