Repórter São Paulo – SP – Brasil

Previsão do Tempo: Calor e Chuvas Intensas em São Paulo; Litoral Norte em Alerta pela Frenética Atividade Pluvial

Após a passagem de uma frente fria pelo oceano Atlântico nos últimos dias, a umidade do ar na região metropolitana de São Paulo volta a diminuir, deixando o tempo menos nebuloso. No entanto, as pancadas de chuva características do verão ainda são esperadas entre a tarde e a noite nos próximos dias.

Segundo as últimas simulações atmosféricas do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, ao longo da próxima semana as chuvas devem diminuir e as temperaturas voltarão a subir, podendo superar os 30°C durante as tardes.

Nesta sexta-feira, em comemoração ao Dia da Mulher, o CGE prevê um dia quente desde a madrugada, com temperaturas em torno dos 20°C e céu nublado. A chegada da brisa marítima ao fim da tarde pode contribuir para a formação de nuvens carregadas, resultando em pancadas de chuva forte, raios e rajadas de vento. A máxima prevista para a tarde é de 28°C, com umidade do ar em torno de 60%.

Esse padrão climático se mantém ao longo do fim de semana, com calor e ar úmido favorecendo a formação de nuvens de chuva. O sábado e o domingo devem registrar pancadas moderadas a fortes entre a tarde e a noite, com potencial para alagamentos e quedas de árvores. As temperaturas variam entre 20°C e 30°C.

A previsão para março é de 178,5 mm de chuva em São Paulo, com um acumulado de apenas 38,6 mm até o momento. O CGE alerta para a situação no litoral norte, onde o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta laranja para acumulado de chuvas perigosas até o final da manhã desta sexta-feira.

Na região, as fortes chuvas têm causado transtornos como transbordamento de rios, alagamentos e queda de barreiras em rodovias. A Defesa Civil estadual orienta atenção especial, principalmente no Vale do Paraíba e no litoral, devido ao risco de acumulados significativos de chuva em solo já encharcado. Medidas preventivas e de segurança são recomendadas nessas áreas vulneráveis.

Sair da versão mobile