ISP desenvolve painel interativo para monitorar violência contra a mulher no estado do Rio de Janeiro, auxiliando políticas de enfrentamento.

O estado do Rio de Janeiro avança no combate à violência contra a mulher com a implementação do Monitor da Violência Contra a Mulher, desenvolvido pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). Esse painel interativo tem o objetivo de auxiliar a Secretaria de Estado da Mulher no monitoramento das diversas formas de violência enfrentadas pela população feminina.

Segundo informações do governo do Rio, o Monitor da Violência Contra a Mulher oferece dados mensais sobre os crimes cometidos contra mulheres em cada município e área de atuação das delegacias e batalhões de polícia. Para Marcela Ortiz, diretora-presidente do ISP, essas informações são essenciais para a análise e planejamento de ações focadas na prevenção, acolhimento das vítimas e punição dos agressores.

O painel foi desenvolvido com o intuito de fornecer suporte à Secretaria da Mulher na análise local das vítimas, levando em consideração a realidade de cada município. A superintendente de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, da Secretaria da Mulher, Giulia Luz, ressaltou que o acesso rápido e eficiente aos dados estatísticos por meio do monitor permite o desenvolvimento de respostas institucionais mais eficazes para o combate à violência de gênero.

Além do Monitor da Violência Contra a Mulher, a população também pode acessar o ISPMulher, uma plataforma que fornece dados atualizados sobre crimes contra mulheres, bem como informações sobre a Rede de Atendimento à Mulher Vítima. Nesse sentido, destaca-se a importância de ferramentas como o Monitor e o ISPMulher para aprimorar políticas públicas voltadas à proteção, acolhimento e atendimento de mulheres vítimas de violência.

O estado do Rio de Janeiro possui 14 delegacias e seis núcleos de atendimento à mulher especializados, que funcionam 24 horas e contam com equipes capacitadas para oferecer um atendimento humanizado. Além disso, o Programa Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida atua na proteção das mulheres que solicitaram medidas protetivas contra seus agressores, reforçando o compromisso do governo estadual em combater a violência contra a mulher.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo