Repórter São Paulo – SP – Brasil

Senador demonstra preocupação com pautas ideológicas do movimento LGBTQIA+ e MST na Conferência Nacional de Educação 2024

Em um pronunciamento feito no Plenário nesta quinta-feira (7), o senador Zequinha Marinho, do partido Podemos do estado do Pará, expressou suas preocupações em relação à presença de “pautas ideológicas” do movimento LGBTQIA+ e do Movimento Sem Terra (MST) durante a Conferência Nacional de Educação de 2024, realizada em Brasília. O senador argumentou que a inclusão dessas questões não contribui para a melhoria da qualidade da educação no Brasil.

Durante seu discurso, Zequinha Marinho questionou se a conferência estava de fato focada em questões educacionais ou se havia se tornado um palco para debates ideológicos que impõem determinadas ideias às pessoas. Ele ressaltou que o Fórum Nacional de Educação já entregou ao ministro da Educação, Camilo Santana, o documento final da conferência, que servirá como base para a elaboração do projeto de lei do Plano Nacional de Educação (PNE) para os próximos 10 anos, o qual será analisado pelo Congresso.

O senador destacou que propostas do antigo PNE serão renovadas, tais como a universalização da pré-escola para crianças a partir dos 4 anos, a ampliação da educação profissionalizante no ensino médio, a melhoria da qualidade da educação à distância (EAD) no ensino superior e o investimento de 10% do PIB na educação. Além disso, enfatizou a importância de um debate amplo e qualificado com a sociedade sobre essas questões educacionais.

Zequinha Marinho ressaltou a necessidade de tornar o debate sobre educação mais abrangente, envolvendo não apenas o Congresso Nacional, mas também aqueles que têm interesse na educação, mas que não foram mobilizados para participar da conferência nacional. Ele propôs a realização de sessões temáticas no Legislativo para promover grandes debates com qualidade em relação à eficiência do ensino e à qualidade da educação.

Diante desse cenário, o senador destaca a importância de ouvir diferentes vozes e perspectivas para enriquecer o debate sobre a educação no país, visando sempre a melhoria da qualidade do ensino e a inclusão de todos os setores interessados nesse tema tão relevante para o desenvolvimento da sociedade brasileira.

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