Produção de veículos no Brasil cresce 24,3% em fevereiro, atingindo 189.684 unidades; vendas também registram aumento de 27,1%

A indústria automotiva brasileira segue em ritmo de crescimento, registrando um aumento significativo na produção de veículos no mês de fevereiro. De acordo com dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a produção cresceu 24,3% em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 189.684 unidades fabricadas. Esse aumento representa uma expansão de 17,4% na comparação anual.

O presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, destacou a importância desse crescimento, afirmando que a produção é um indicador fundamental para o setor automotivo. Durante uma coletiva de imprensa realizada em São Paulo, Leite ressaltou que esse aumento na produção é um bom sinal para a indústria.

Além do crescimento na produção, as vendas de veículos novos também apresentaram números positivos. Em fevereiro, foram comercializadas 165.225 unidades, o que representa um aumento de 2,2% em relação a janeiro e de 27,1% em comparação com fevereiro de 2022. A maior parte das vendas foi de automóveis e comerciais leves, totalizando 155.511 unidades.

Em termos de exportação, houve um aumento expressivo de 62,7% em relação ao mês anterior, com 30.652 veículos sendo enviados para o exterior. No entanto, na comparação anual, houve uma queda de 14,1%. O presidente da Anfavea ressaltou que, apesar do crescimento em relação a janeiro, as exportações ainda estão aquém do desempenho de 2023.

Para o restante do ano, a Anfavea projeta um crescimento de aproximadamente 6% tanto na produção quanto no mercado automotivo. Com esses números positivos e a perspectiva de crescimento, o setor automotivo brasileiro mostra sinais de recuperação e expansão após um período desafiador.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo