Ministra destaca ações econômicas do governo Lula para as mulheres em discurso do Dia Internacional da Mulher

A ministra-chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Cida Gonçalves, fez um discurso marcante na noite desta quinta-feira (7), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Em sua fala, a ministra destacou as ações do governo Lula no campo econômico em prol das mulheres.

Durante o discurso, Cida Gonçalves ressaltou a prioridade dada às mulheres no programa Bolsa Família, afirmando que mais de 17 milhões de famílias beneficiadas são chefiadas por mulheres. Além disso, mencionou o programa Minha Casa Minha Vida, no qual 90% das unidades contratadas estão em nome de mulheres.

Outro ponto abordado pela ministra foi a ampliação de creches e escolas em tempo integral, visando proporcionar segurança e tranquilidade para as mulheres trabalhadoras, sabendo que seus filhos estão bem cuidados durante todo o dia. Cida Gonçalves também mencionou o programa Dignidade Menstrual, que busca evitar a ausência das meninas nas aulas devido à falta de acesso a absorventes.

No que diz respeito à violência de gênero, a ministra destacou a ampliação dos serviços especializados para mulheres, como a central de atendimento pelo telefone 180. Ela também destacou políticas para igualdade de gênero no mercado de trabalho, como a Lei da Igualdade Salarial e a oferta de crédito nos bancos públicos para capacitação de mulheres empreendedoras.

Embora tenha abordado diversas questões relevantes, Cida Gonçalves não mencionou a desigualdade na participação das mulheres na política, em especial nos ministérios do governo Lula. Por fim, a ministra ressaltou a importância de avançar nas conquistas pela igualdade e dignidade das mulheres em todos os setores da sociedade, destacando que as mulheres já ocupam espaços importantes e devem conquistar cada vez mais respeito, dignidade, igualdade e autonomia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo