Plenário aprova novo pedido de homenagem ao ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli em sessão desta quarta-feira.

Nesta quarta-feira (6), o Plenário do Senado aprovou um novo pedido de homenagem ao ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli. O requerimento, de autoria do senador Wellington Fagundes (PL-MT) e outros parlamentares, visa celebrar o engenheiro agrônomo natural de Bambuí (MG) pelos 50 anos de sua nomeação para chefiar o Ministério da Agricultura, que completa no próximo dia 15.

Alysson Paolinelli faleceu em junho de 2023, aos 86 anos, e exerceu o cargo de ministro de 1974 a 1979. Durante sua gestão, foi um dos responsáveis pela criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e por implantar um programa de bolsas de estudos para mais de 3 mil estudantes brasileiros em centros de pesquisa agrícola ao redor do mundo.

O ex-ministro foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2021 e 2022, além de ter sido o inspirador da criação da Rede Paolinelli, que visa promover seu nome para futuras premiações. Para Wellington Fagundes, Paolinelli foi um visionário e um líder na revolução agrícola tropical sustentável, que resultou no crescimento do país como potência agroalimentar e na garantia da segurança alimentar global.

Em fevereiro, o Senado já havia aprovado outro pedido de homenagem ao ex-ministro, de autoria do senador Izalci Lucas (PSDB-DF). Segundo Fagundes, uma sessão especial conjunta será realizada em data a ser agendada para celebrar a trajetória e os feitos de Alysson Paolinelli na agricultura brasileira.

O legado de Paolinelli é reconhecido tanto no Brasil quanto no exterior, e sua contribuição para o desenvolvimento do setor agrícola é inegável. Sua atuação como ministro da Agricultura deixou marcas importantes na história do país e é lembrada com gratidão por aqueles que admiram sua visão e trabalho incansável em prol do agronegócio.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo