Aluguéis residenciais têm alta de 1,79% em fevereiro, aponta índice da FGV; São Paulo e Belo Horizonte lideram aumento.

Os aluguéis residenciais tiveram um aumento de 1,79% em fevereiro, de acordo com o Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR) divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) nesta quarta-feira, dia 6. Esse aumento vem após uma alta de 4,34% em janeiro. No acumulado dos últimos 12 meses, o índice registrou uma alta de 8,38%, em comparação com os 7,60% do período anterior.

O IVAR foi desenvolvido para acompanhar a evolução mensal dos valores de aluguéis residenciais no mercado imobiliário brasileiro, com base em informações provenientes de contratos entre locadores e locatários intermediados por empresas administradoras de imóveis. Anteriormente, a FGV coletava dados a partir de anúncios de imóveis residenciais disponíveis para locação, não refletindo os valores efetivamente praticados.

Analisando as quatro capitais contempladas pelo índice da FGV, foi observado que o aluguel residencial em São Paulo teve uma elevação de 2,95% em fevereiro, comparado a um aumento de 3,66% em janeiro. No Rio de Janeiro, o índice passou de 1,29% para 3,63% no mesmo período; em Belo Horizonte, a variação foi de -0,16% para 6,41%; e em Porto Alegre, de 9,86% para -3,90%.

No acumulado dos últimos 12 meses, os aluguéis apresentaram um aumento de 6,61% em São Paulo, 11,01% em Belo Horizonte, 8,64% no Rio de Janeiro e 8,36% em Porto Alegre. Esses dados refletem a dinâmica do mercado de locação residencial e podem ter impacto direto no bolso dos inquilinos. É importante ficar atento a essas variações para uma melhor gestão financeira no dia a dia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo