Senado aprova projeto que cria o Dia Nacional do Rotaractiano para celebrar associados dos Rotaract Clubs em todo o país.

A Comissão de Educação e Cultura (CE) do Senado aprovou, nesta terça-feira (5), o projeto de lei que institui o Dia Nacional do Rotaractiano, em homenagem aos associados dos Rotaract Clubs. O projeto, de autoria do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), foi relatado pelo senador Flávio Arns (PSB-PR) e agora segue para análise na Câmara dos Deputados, a menos que haja algum recurso para votação em Plenário.

De acordo com o PL 207/2024, a data escolhida para celebrar o Dia Nacional do Rotaractiano é 13 de março, em homenagem ao lançamento do primeiro Rotaract Club pelo Rotary Internacional, em 1968, na Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Atualmente, existem mais de 203 mil membros do Rotaract espalhados por mais de 10 mil unidades em 180 países, sendo mais de 5,8 mil associados no Brasil.

O Rotaract é um programa do Rotary voltado para jovens de 18 a 30 anos, que realizam trabalhos voluntários promovendo a alfabetização, a paz, a saúde e o acesso à água para comunidades locais e internacionais. O objetivo principal dos clubes é impactar positivamente a sociedade, estudando as necessidades e demandas das regiões em que atuam.

Durante a reunião da Comissão, os senadores Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) e Wellington Fagundes (PL-MT) elogiaram o projeto, destacando a importância de incentivar a união e o trabalho voluntário dos jovens no país. Na semana anterior, o senador Nelsinho Trad presidiu uma audiência pública para discutir a criação do Dia Nacional do Rotaractiano.

O relator do projeto, senador Flávio Arns, ressaltou que os rotaractianos desenvolvem fortes laços comunitários e buscam soluções para diversos problemas, impactando positivamente a sociedade. Com a aprovação do projeto na Comissão do Senado, a expectativa agora é que o Dia Nacional do Rotaractiano seja oficializado e celebrado anualmente no Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo