SÃO PAULO – Estudo revela os benefícios da musculação para a saúde mental de idosos: treino indicado para melhorar ansiedade e depressão.

A prática da musculação por idosos tem se mostrado cada vez mais benéfica para a saúde física e mental dessa população. Um estudo recente, realizado por pesquisadores brasileiros, revisou mais de 200 artigos sobre o tema e identificou os tipos de treinamento mais indicados para idosos, especialmente aqueles que já apresentam transtornos de ansiedade e depressão.

Segundo Paolo Cunha, bolsista Fapesp de pós-doutorado no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (Iiepae), a prática de exercícios resistidos, como a musculação, tem se mostrado uma das melhores estratégias não farmacológicas para um envelhecimento saudável. Além de contribuir para a diminuição da gordura corporal e o ganho de força e massa muscular, a musculação também promove a autonomia funcional e a redução do número de quedas, lesões e fraturas em idosos.

O estudo publicado na revista Psychiatry Research revelou que a musculação tem um impacto positivo na saúde mental dos idosos, melhorando os sintomas de depressão e ansiedade. A pesquisa sugere que a prática da musculação em grupo pode promover maior interação social entre os praticantes, o que também contribui para a saúde mental.

Os pesquisadores identificaram que o uso de equipamentos de musculação é mais benéfico para a saúde mental do que métodos de exercício resistido que envolvem o uso de faixas elásticas ou do peso do próprio corpo. A recomendação é que os idosos pratiquem musculação três vezes por semana, com três séries de cada exercício e sessões não muito longas.

Apesar dos benefícios comprovados da musculação para a saúde mental dos idosos, ainda há importantes lacunas a serem preenchidas na pesquisa. Muitos estudos têm sido feitos com poucos voluntários, o que dificulta a compreensão dos mecanismos envolvidos. No entanto, a área de estudo vem avançando e novas pesquisas estão sendo desenvolvidas para entender melhor o impacto da musculação na saúde mental dos idosos.

Atualmente, o pesquisador Paolo Cunha está conduzindo um projeto em parceria com o Grupo de Pesquisa em Intervenções Clínicas e Doenças Cardiovasculares do Hospital Israelita Albert Einstein, com o objetivo de analisar o impacto de longos períodos de sedentarismo sobre a disfunção vascular e a redução da função cognitiva em idosos. A pesquisa continua avançando e trazendo novas descobertas sobre os benefícios da musculação para a saúde física e mental da população idosa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo