SÃO PAULO – Empresas do Transporte Metropolitano de SP realizam ações especiais para mulheres nas estações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

As empresas de transporte ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), como a CPTM, EMTU e Metrô, estão realizando diversas ações gratuitas em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que acontece em 8 de março. Essas atividades são destinadas exclusivamente às passageiras, proporcionando momentos de cuidado, beleza, saúde, bem-estar e conscientização.

Uma das ações destaca-se na Estação Tatuapé, da Linha 3-Vermelha do Metrô, onde estão sendo oferecidos atendimentos específicos para mulheres em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria da Mulher e Secretaria de Segurança Pública. Dentre os serviços disponibilizados estão inscrições para cursos gratuitos, orientações sobre empregabilidade, cadastro de vagas de emprego, linhas de crédito e políticas públicas voltadas para as mulheres.

Além disso, outras estações como São Miguel Paulista, Palmeiras-Barra Funda, Tamanduateí, Santo André, Jabaquara, entre outras, também estão promovendo ações voltadas para o público feminino. Cortes de cabelo, design de sobrancelha, distribuição de produtos de beleza, orientações sobre saúde, ações de conscientização sobre o câncer de mama e de colo de útero, rodas de conversa, atendimento social, jurídico e psicológico, medições de pressão arterial e glicemia, dentre outras atividades, fazem parte da programação.

Além disso, a CPTM está realizando a pesquisa “Voz Feminina” para identificar as necessidades e desejos das passageiras, visando a elaboração de serviços e ações específicas para atender às demandas do público feminino. Essa iniciativa faz parte das comemorações do primeiro Dia da Mulher Ferroviária, instituído pela Lei nº 17.830 para homenagear as mulheres que atuam no setor ferroviário.

No campo da educação e cultura, a CPTM distribuirá 5 mil livros sobre temáticas femininas nas estações Brás e Barra Funda, em parceria com as Lojas Marisa. Além disso, um grafite em homenagem a Maria Odilia Teixeira, a primeira médica negra do Brasil, será realizado na oficina de Engenheiro São Paulo.

Essas ações visam não apenas homenagear as mulheres, mas também reconhecer sua importância na sociedade e no setor de transporte, promovendo a igualdade de gênero e valorizando suas conquistas e lutas ao longo dos anos. O esforço abrangente das empresas de transporte reflete o compromisso com a inclusão, diversidade e promoção da cidadania feminina.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo