SÃO PAULO – Bancadas do PT e PSOL pedem abertura de CPI para investigar contratos emergenciais da Prefeitura de São Paulo

Na última terça-feira (5/3), as bancadas do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) da Câmara Municipal de São Paulo se uniram em uma coletiva de imprensa para apresentar os motivos que levaram ao pedido de instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar os contratos emergenciais realizados pelo Executivo Municipal. De acordo com informações veiculadas pela imprensa, existem 223 obras sem licitação que apresentam sinais de conluio e indícios de combinação de preços.

Os representantes dos dois partidos, juntamente com outros parlamentares da oposição, estiveram presentes na entrevista coletiva. A líder do PSOL na Câmara Municipal, vereadora Elaine do Quilombo Periférico, ressaltou que o pedido de CPI não está relacionado exclusivamente a esse último incidente. Ela destacou preocupação com a modalidade emergencial adotada pela Prefeitura, classificando-a como uma possível má gestão municipal. Segundo a vereadora, a CPI é necessária para analisar de forma mais abrangente todos os contratos emergenciais celebrados.

Durante o evento com a imprensa, Elaine anunciou que a bancada também abriu uma representação no Ministério Público de São Paulo (MP-SP) e pretende convocar Marcos Monteiro para prestar esclarecimentos perante a Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente. Já o vereador Manoel Del Rio, vice-líder do PT na Câmara Municipal, informou que solicitou esclarecimentos ao Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP) em relação às obras emergenciais na cidade.

Durante a coletiva, os vereadores mencionaram que estão em busca das 19 assinaturas necessárias para protocolar o pedido de CPI, que posteriormente será apreciado pelas bancadas na reunião do Colégio de Líderes. A implementação da CPI depende da aprovação de 28 votos no Plenário. Os parlamentares salientaram a importância de averiguar os indícios levantados, reforçando a necessidade de transparência nas obras emergenciais realizadas pela Prefeitura.

Além da presença de Elaine do Quilombo Periférico e Manoel Del Rio, também estiveram presentes na coletiva os vereadores Celso Giannazi, João Ananias, Luana Alves, Professor Toninho Vespoli e Silvia da Bancada Feminista. A expectativa é de que a investigação proposta pela CPI possa trazer luz sobre os contratos emergenciais em São Paulo e garantir a transparência e a fiscalização necessárias para assegurar o interesse público.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo