Após terceiro avanço consecutivo, Indicador Antecedente de Emprego atinge maior patamar desde outubro de 2022, alcançando 78,5 pontos.

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) registrou um aumento de 0,3 ponto entre os meses de janeiro e fevereiro, alcançando 78,5 pontos, de acordo com os dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta terça-feira. Este foi o terceiro aumento consecutivo do indicador, que também apresentou um crescimento de 1,2 ponto na média móvel trimestral.

Segundo o economista Rodolpho Tobler, do Instituto Brasileiro de Economia da FGV, a elevação do IAEmp para o maior patamar desde outubro de 2022 reflete as expectativas mais positivas dos empresários em relação aos meses futuros. A melhora das variáveis macroeconômicas, como a redução dos juros e o controle da inflação, pode estar impactando de forma positiva as avaliações, indicando uma possível melhora no mercado de trabalho.

O IAEmp é um indicador que sugere as expectativas de geração de empregos no futuro, sendo que quanto mais alto o índice, melhor é o resultado. Ele é calculado a partir de uma combinação de séries provenientes das Sondagens da Indústria, de Serviços e do Consumidor, realizadas pela FGV, com o objetivo de antecipar os movimentos do mercado de trabalho no Brasil.

No mês de fevereiro, três dos sete componentes que compõem o IAEmp contribuíram positivamente para o resultado. Destaque para os itens relacionados à Situação Atual dos Negócios da Indústria, Emprego Previsto da Indústria e Emprego Previsto de Serviços. Por outro lado, houve impactos negativos nos itens relacionados à Tendência dos Negócios da Indústria, Emprego Local Futuro do Consumidor e Tendência dos Negócios de Serviços.

Diante desse cenário, é importante ficar atento à evolução do mercado de trabalho e às possíveis repercussões positivas desses indicadores nas contratações e na economia como um todo. A expectativa é de que a continuidade desse cenário favorável contribua para um ambiente mais favorável no cenário econômico brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo