Repórter São Paulo – SP – Brasil

SÃO PAULO – Carretas de Mamografia do Programa Mulheres de Peito promovem autocuidado e diagnóstico precoce do câncer de mama em São Paulo.

No mês da mulher, as Carretas da Mamografia do programa Mulheres de Peito, da Secretaria de Estado da Saúde, estão sendo destaque na capital paulista, Nova Campina, Igaratá e Araçariguama. A iniciativa do Governo de São Paulo visa promover o autocuidado e o diagnóstico precoce do câncer de mama, oferecendo exames de mamografia gratuitamente para mulheres de 35 a 49 anos, e acima de 70 anos, com apresentação do RG, cartão do SUS e pedido médico. Já mulheres com idade entre 50 e 69 anos podem realizar o exame apenas com a apresentação do RG e cartão do SUS. O resultado é disponibilizado em até dois dias após a realização do exame.

Desde 2014, o programa Mulheres de Peito já realizou cerca de 230 mil mamografias e percorreu mais de 300 pontos no estado, facilitando o acesso e agilizando o diagnóstico para mulheres da região. Apenas em 2023, foram realizados 24.690 exames e 47 municípios de São Paulo foram visitados, ampliando o alcance do serviço.

Além disso, para incentivar o diagnóstico precoce das mulheres que trabalham na região, uma das carretas estará disponível no estacionamento da Secretaria de Estado da Saúde até 15 de março. A segunda carreta já está atendendo em Nova Campina e permanecerá até 9 de março. A distribuição de senhas para os exames ocorre pela manhã.

Na Secretaria de Estado da Saúde, as mulheres representam 69,9% do quadro de 34.624 funcionários. As áreas de atuação mais predominantes entre as mulheres são: auxiliar de enfermagem, agente técnica, médica, técnica de enfermagem e radiologia. Um levantamento da coordenadoria de Recursos Humanos da SES apontou que 44,3% dos prestadores, incluindo mulheres, possuem entre 51 e 60 anos, e 45,47% possuem especialização, mestrado, doutorado ou pós-doutorado.

As mulheres paulistas com idades entre 50 e 69 anos podem marcar seus exames de mamografia gratuitamente pelo SUS, sem a necessidade de pedido médico, bastando ligar para o número 0800 779 0000. As Carretas da Mamografia estão em operação nos municípios paulistas desde o início do ano, com atendimentos em diversas cidades, incluindo Sumaré, Cerquilho, Itatiba, Boituva e Agudos, entre outras. Durante o mês da mulher, as carretas também estarão em Igaratá e Araçariguama, a partir dos dias 12 e 19 de março, respectivamente.

Com atendimento de até 50 senhas de segunda a sexta-feira e até 25 senhas aos sábados, as Carretas da Mamografia funcionam para atender a demanda espontânea e as marcações são por ordem de chegada. As unidades móveis oferecem exames de mamografia de qualidade, contribuindo para a detecção precoce do câncer de mama e para a promoção da saúde feminina. A iniciativa tem sido essencial para garantir o acesso das mulheres paulistas a exames de mamografia e para conscientizar sobre a importância da prevenção e do autocuidado na luta contra o câncer de mama.

Sair da versão mobile