Trabalho de Santo André com gestantes em situação de rua é destaque em livro da Fiocruz: exemplo de cuidado e premiações

A Secretaria de Saúde de Santo André foi destaque no lançamento do livro “Fiocruz é SUS”, realizado no dia 1º de março, no auditório da Fiocruz, no Rio de Janeiro. O município apresentou o trabalho realizado pela equipe do Consultório na Rua em relação à assistência prestada a gestantes em situação de rua, sendo representante da região Sudeste.

O livro destaca iniciativas de diversas cidades brasileiras premiadas na 17ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS, como Anastácio (MS), Balneário Barra do Sul (SC), Presidente Figueiredo (AM) e Pilar (AL), que representaram as demais regiões do país. A experiência de Santo André, que recebeu várias premiações em 2022, foi reconhecida com o título “Reduzindo Danos e Protegendo Vidas: Cuidado às Gestantes em Situação de Rua, Usuárias de Substâncias Psicoativas na Cidade de Santo André/SP”.

O projeto foi premiado pelo Prêmio Atenção Primária Forte, promovido pela Opas, OMS e Conasems, bem como pelo Prêmio David Capistrano, organizado pelo Cosems/SP. Além disso, conquistou o prêmio “IdeiaSUS – Fiocruz é SUS: direito universal à saúde, equidade e democracia”, oferecido pela Fiocruz. O secretário de Saúde de Santo André, Gilvan Junior, participou do lançamento do livro ao lado da coordenadora da Saúde Mental da cidade, Marinês Santos de Oliveira, e da equipe do Consultório na Rua.

Marinês destacou que a publicação vai além de relatar a experiência premiada, refletindo resistência, enfrentamento de estigmas, resgate de cidadania e garantia de Direitos Humanos. O Consultório na Rua é composto por uma equipe multidisciplinar que atua frente aos diferentes problemas, necessidades e riscos psíquicos da população em situação de rua. Realiza abordagens, acolhimento, cadastro no SUS, atendimentos médico e de enfermagem, redução de danos, entre outras ações.

O trabalho desenvolvido em Santo André é um exemplo de cuidado e respeito aos direitos humanos, demonstrando a importância da atenção primária na promoção da saúde universal e equidade. A equipe do Consultório na Rua tem desafiado os estigmas da sociedade e oferecido cuidados essenciais para a proteção e bem-estar das gestantes em situação de rua.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo