SÃO PAULO – Secretaria Municipal da Saúde e Educação promovem “Dia D” contra a dengue nas escolas municipais e CEUs em ação de conscientização.

A Secretaria Municipal da Saúde promoveu, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o “Dia D” de mobilização contra a dengue nas escolas municipais e Centros Educacionais Unificados (CEUs) nesta sexta-feira (1/3). A ação teve como objetivo reforçar as medidas de prevenção e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, por meio de atividades voltadas para conscientização dos alunos sobre a importância de combater a doença.

Durante o “Dia D”, as escolas realizaram atividades como orientação sobre a necessidade de fortalecer as ações de combate ao mosquito dentro das residências, debates em sala de aula sobre medidas preventivas e a importância de eliminar os criadouros do Aedes aegypti. Além disso, foram distribuídos um milhão de folders informativos para os estudantes, apresentações teatrais, atividades lúdicas e orientativas, e exposição dos equipamentos utilizados na nebulização para combater o mosquito.

O evento contou com a presença dos secretários estaduais da Saúde e da Educação, além de representantes da Defesa Civil, Exército Brasileiro e do COSEMS (Conselho de Secretários Municipais de Saúde). As ações de combate à dengue continuaram no sábado (2/3) na capital, com equipes realizando controle casa a casa para identificar e eliminar criadouros do mosquito, orientações sobre prevenção, inspeção de imóveis especiais e pontos estratégicos, como ferros-velhos e borracharias.

Desde janeiro, já foram realizadas mais de 2 milhões de ações de prevenção ao mosquito em toda a cidade. Além disso, a Secretaria Estadual da Saúde lançou o portal Dengue 100 Dúvidas, que oferece orientações e responde às perguntas mais frequentes sobre a dengue, zika e chikungunya. Para evitar a proliferação do Aedes aegypti, é fundamental que todos façam a sua parte, mantendo locais como ralos, vasos sanitários e quintais limpos e sem acúmulo de água, além de manter recipientes como tonéis e caixas d’água sempre tampados. A conscientização e ação de cada cidadão são essenciais no combate à dengue.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo