Produção brasileira de petróleo e gás natural atinge 4,487 milhões de boe/d em janeiro, com destaque para o pré-sal

A produção de petróleo e gás natural no Brasil apresentou números significativos no mês de janeiro deste ano, de acordo com o Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural divulgado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nesta sexta-feira (1º).

No primeiro mês do ano, a produção total brasileira alcançou a marca de 4,487 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d). Desse total, 3,519 milhões de barris por dia (bbl/d) foram de petróleo, representando uma queda de 1,8% em comparação com o mês anterior e um aumento de 7,5% em relação a janeiro de 2023.

Quanto à produção de gás natural, foram extraídos 153,93 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d), com uma redução de 1,7% em relação a dezembro e um aumento de 7,6% em comparação com janeiro do ano passado.

A região do pré-sal se destacou, representando 75,5% da produção brasileira no período. A produção total de petróleo e gás natural no pré-sal atingiu 3,389 milhões de boe/d em janeiro, com uma redução de 2,8% em relação ao mês anterior e um crescimento de 7% comparado ao mesmo mês de 2023. A produção foi proveniente de 148 poços, totalizando 2,670 milhões de bbl/d de petróleo e 114,32 milhões de m³/d de gás natural.

Além disso, a matéria destaca que a produção dos campos marítimos foi responsável por 97,5% do petróleo e 84% do gás natural em janeiro, sendo que a Petrobras, sozinha ou em consórcio com outras empresas, contribuiu com 88% do total produzido. O campo de Tupi, localizado no pré-sal da Bacia de Santos, foi o maior produtor de petróleo e gás natural no período, com números expressivos de produção.

No âmbito da queima de gás natural, houve um incremento comum em função do comissionamento de novas plataformas, como a FPSO Sepetiba, no Campo de Mero, que entrou em operação no primeiro mês do ano. O campo de Tupi se destacou como o maior produtor de petróleo e gás em janeiro, evidenciando a relevância do setor petrolífero no panorama econômico do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo